Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista E-Compós?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

Cadastro e login são obrigatórios para submissão de documentos online e verficar o estágio de submissões.

 

Diretrizes para Autores

A E-Compós aceita artigos inéditos, em língua portuguesa, sobre comunicação e áreas afins, de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior.

São aceitos artigos de doutores. Doutorandos e mestrandos somente em co-autoria com doutores.

Trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos são considerados inéditos, desde que os manuscritos obtenham adequações como resultado das discussões sobre os trabalhos.

Caso a primeira versão do texto tenha sido publicada em anais, a informação deve ser incluída nos metadados de submissão.

Novas revisões podem ser solicitadas pela revista com base nas avaliações por pares.

Traduções não são consideradas inéditas.

A E-Compós também aceita resenhas de livros de pesquisadores ou pós-graduandos que estejam cursando, no mínimo, o mestrado.

Os textos são recebidos em fluxo contínuo e podem ser publicados em até um ano.

Casos excepcionais serão avaliados pela comissão editorial.

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todas os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

  1. No ato da submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional completa serão preenchidas em espaços próprios do sistema e não devem constar no corpo do texto, o qual será enviado para avaliação cega dos pares. Tampouco serão aceitas quaisquer outras referências que permitam ao avaliador inferir indiretamente sobre a autoria do trabalho. As informações autorais serão registradas à parte, como metadados, e acessadas apenas pelos editores.
  2. Orientações de formatação do texto:

    O artigo apresentado em português deve ser digitado em processador de texto Word, página em formato A4, margens (esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm), fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, espaçamento 1,5 e primeira linha do parágrafo a 1,25 cm.
    Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente.
    O texto deve contar, ainda, com o mínimo de 30.000 e o máximo de 42.000 caracteres, considerados os espaços em branco e excluídos o resumo, as referências bibliográficas e as notas de esclarecimento.
    O título do artigo deve ter no máximo 15 palavras.

    Título do artigo em português:

    Fonte Times New Roman 14, em negrito, alinhado à esquerda, sem ponto final.

    Agradecimentos:

    São opcionais e devem ser mencionados como nota de rodapé vinculada ao título e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria.

    Titulação/Filiação:

    Não devem ser incluídas no manuscrito de submissão e sim por meio dos metadados do processo de submissão. Até 200 caracteres por autor.

    Resumo:

    Em Times New Roman, negrito, corpo 12, espaço simples alinhado à esquerda.
    O resumo deve conter entre 500 a 700 caracteres (com espaços); explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e/ou hipóteses; metodologia utilizada, destacando o objeto de estudo; principais resultados e conclusões. Recomenda-se o uso de parágrafo único. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários.

    Palavras-chave:

    Três palavras separadas por ponto e iniciando com letra maiúscula. Fonte Times New Roman 12, espaço simples, alinhado à esquerda.

    Introdução e entretítulos:

    Sem numeração, Times New Roman em negrito e corpo 12, espaço 1,5, alinhado à esquerda.

    Siglas:

    Use a forma completa do nome de todas as organizações e entidades normalmente conhecidas por suas siglas na primeira ocorrência e, subsequentemente, basta usar a sigla, por exemplo, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

    Palavras grifadas:

    Termos estrangeiros e títulos de livros, jornais, revistas, filmes, programas de televisão, etc., devem ser marcados em itálico.

    Números:

    Números de um a dez devem ser escritos por extenso.

    Citações:

    Cada referência textual deve corresponder a uma referência completa na lista de referências ao final do corpo do texto. Confira antes de encaminhar o artigo se todas as citações estão presentes nas referências finais.

    As citações, no corpo do texto, devem ser feitas em língua portuguesa. No caso de citações em outras línguas, o autor deve traduzir e indicar (Tradução nossa). A citação no idioma original deve ser inserida como nota de rodapé com a indicação (No original).

    Exemplos de citações:

    - Indireta no corpo do texto, um autor (SOBRENOME, ano)

    - Indireta no corpo do texto, autores e obras distintas (SOBRENOME, ano; SOBRENOME, ano).

    - Indireta no corpo do texto, dois autores de uma obra (SOBRENOME; SOBRENOME, ano).

    - Direta até três linhas “A revista E-Compós é a publicação científica em formato eletrônico da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós)” (SOBRENOME, ano, p. 00).

    - Direta até três linhas com grifo do autor ou grifo nosso “A revista E-Compós é a publicação científica em formato eletrônico da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós)” (SOBRENOME, ano, p. 00, grifo nosso).

    - Ao omitir parte de citação direta “[...] é a publicação científica em formato eletrônico da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Lançada em 2004, tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores [...] do exterior” (SOBRENOME, ano, p. 00).

    - Direta destacadas do corpo do texto (mais de três linhas)

    Utilize fonte Times New Roman 10, espaço simples, justificado, com recuo de parágrafo à esquerda de 4 cm. A revista E-Compós é a publicação científica em formato eletrônico da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Lançada em 2004, tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de comunicação, inseridos em instituições do Brasil e do exterior (SOBRENOME, ano, p. 00).

    Ilustrações, tabelas e quadros:

    Devem ter um número em algarismo arábico, sequencial, inscritos na parte superior, precedida da palavra Tabela/Quadro/Figura. Colocar um título por extenso, inscrito no topo da tabela/quadro/figura, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela/quadro/figura para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte.

    Além de inseridos no texto, tabelas/quadros/figuras devem ser encaminhadas como documentos suplementares pelo sistema de submissão da revista em formato JPG com resolução de 150 dpi.

    Referências:

    Times New Roman, negrito 12, espaço 1,5, alinhado à esquerda, sem numeração. Em livros com título e subtítulo, utilize negrito apenas no título.

    Exemplos de referências:

    Livros com 1 autor

    AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, ano.

    BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

    Diferentes livros de um mesmo autor, a partir da segunda referência o nome deve ser substituído por um traço correspondente a 6 espaços.

    GOMBRICH, E.H. Art and illusion: a study in the psychology of pictorial representation. New York: Princeton University Press, 1959.

    ______. Image and word in 20th century art”. Word and image. New York: Princeton University Press, 1985.

    Livros com 2 autores

    AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editora, ano.

    BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 28.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

    Livros com 3 autores

    Nomes dos três autores, separados por ponto e vírgula. Título. Local: Editora, ano.

    CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glen M. Effective Public Relations. 6. ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1985.

    Livros com mais de 3 autores

    Apenas o nome do primeiro autor, seguido da expressão et al. Título. Local: Editora, ano.

    FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1990.

    Livros com organizadores, coordenadores

    ORGANIZADOR ou COORDENADOR (Org.) Título. Local: Editora, ano.

    MELO, José Marques de (Org.). Comunicação comparada: Brasil/Espanha. São Paulo: Loyola, 1990.

    Partes de livros com autoria própria

    AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada.

    ESTEINOU MADRID, Javier. As tecnologias de comunicação e a transformação do estado capitalista. In: FADUL, Ana Maria (Org.). Novas tecnologias em comunicação. São Paulo: Summus, INTERCOM, 1986. 250 p. 123-126.

    Trabalhos de eventos

    AUTOR. Título do trabalho de evento: subtítulo do trabalho de evento (se houver). Referência da publicação no todo precedida de In: localização da parte referenciada. Paginação da parte referenciada, ano.

    FRANCO, Antônio. A imprensa e a Europa 92. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JORNALISMO, 2., 1989, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IBM do Brasil, p.10-35, 1990.

    Artigos de revistas/periódicos

    AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.

    KARAM, Francisco. O presente possível do jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 75-81, 2005.

    Documentos eletrônicos online

    AUTOR. Título. data. Disponível em: Acesso: em dd/mm/aaaa.

    ALVES, Castro. Navio negreiro: Virtua Books, 2000. Disponível em: http://www.navionegreiro.org.br Acesso em: 10 jan. 2002.

    Artigos de jornais

    AUTOR do artigo. Titulo do artigo. Título do jornal, local, data (dia, mês e ano). Caderno.

    CAMPOS, Rogério de. Exposição traz ao Brasil de J. Carlos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 10 abr. 1991. Ilustrada, p.1.

    Imagem em movimento

    TÍTULO. Subtítulo. Direção/Realização: Produtora: País, ano. Suporte em unidades físicas (duração em minutos), som, cor. Largura em milímetros. Título original. Legenda.

    BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produtora: Warner Brothers. Estados Unidos, 1991. 1 DVD (117 min).

    Programas de rádio e televisão

    TÍTULO. Apresentador. Local: Emissora, data (dia, mês e ano), horário. Duração. Entrevistado.

    CARA a Cara. Apresentado por Marília Gabriela. São Paulo: Rede Bandeirantes de Televisão, 21 abr. 1991, 22 h. Duração 60 min. Entrevista com Rita Lee.

    Título em inglês:

    Abstract
    Times New Roman, negrito, tamanho 12, espaço simples, alinhado à esquerda.

    Keywords
    Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3.

    Título em espanhol:

    Resumen
    Times New Roman, negrito, tamanho 12, espaço simples, alinhado à esquerda.

    Palabras clave
    Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3.

    Informações sobre resenhas:

    As resenhas de livros devem ter a mesma formatação dos artigos, porém conter entre 7 mil e 12 mil caracteres com espaços. Inserir a imagem de capa da edição do livro como documento suplementar do processo de submissão.
 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.

Autoria

Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos:

1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.

Conflitos de interesse e ética de pesquisa

Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.



Conceito A2, Qualis Capes

E-ISSN 1808-2599